Notícias

13/04/2021
ANADEP divulga identidade visual da Campanha Nacional 2021


O tema deste ano é "Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial"

Desde 2008, a ANADEP, em parceria com as Associações Locais e Defensorias Públicas dos Estados e do DF, lança no mês de maio – mês da defensora e do defensor público e Dia Nacional da Defensoria Pública – a campanha nacional. O projeto tem por objetivo apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho da defensora e do defensor público como agente de transformação social, além de conscientizar as pessoas sobre os seus direitos.
 
Este ano, o tema é Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial. A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A ação quer provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e de todos. 
 
A campanha Racismo se combate em todo lugar também será trabalhada de forma estratégica dentro da Instituição, a partir de parceria com o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
 
No dia 31 de março houve reunião com os(as) assessores(as) de comunicação das Associações Locais e das Defensorias Públicas dos estados e do DF, via zoom, para traçar as estratégias de comunicação da Campanha. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos e do projeto da campanha, e a identidade visual. 
 
Identidade visual: para a criação da identidade visual, a ANADEP contratou Ísis Medeiros - fotógrafa, documentarista e especialista em fotografias sobre racismo ambiental. Ísis Medeiros é autora do livro "15:30", que retrata os cinco anos do crime da Vale, em Mariana (MG). 
 
Para a Campanha "Racismo se combate em todo lugar", a fotógrafa fez registros em aldeias, quilombos e centros religiosos de Itacaré, Porto Seguro e de Salvador (BA). Todas as pessoas e grupos fotografados têm ligação com os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública e os movimentos sociais. 
 
Com as fotos reais, a equipe da Bah!Comunicação, que atende o setor de publicidade da ANADEP, criou a identidade visual , a partir de extensa pesquisa e apoio da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP. A identidade visual revela o resgate de formação histórico-brasileiro que integra pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A cor marrom foi escolhida para fazer referência à terra, pertencimento e LUGAR, conectando também com o slogan. 
 
Lançamento: Por causa do agravamento da pandemia da COVID-19, o lançamento da campanha acontecerá no dia 17 de maio, virtualmente, com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O evento faz parte da programação do webinário "#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça", que ocorrerá de 17 a 19 de maio. As lives serão transmitidas simultaneamente na página do Facebook da ANADEP e no canal oficial da ANADEP no Youtube.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos


Rua Odilardo Silva, 1039 - Laguinho - Macapá - AP
contato@adepap.com.br

Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com