Notícias

09/06/2021
Diretoria da ANADEP reúne-se para debater pautas institucionais. Presidenta da ADEPAP participa


Giovanna Burgos é Diretora de Comunicação da entidade de classe

A fim de debater pautas institucionais, os Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos reuniram-se, em meio virtual, nesta terça-feira, 8 de junho.


A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Amapá, Giovanna Burgos, que também é Diretora de Comunicação, participou do encontro. Na reunião, a diretoria de comunicação e a assessoria de imprensa apresentaram o balanço da campanha nacional 2021 “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". A apresentação ressaltou os resultados obtidos no período e as estratégias de divulgação conjuntas da ANADEP, Associações Estaduais e Distrital, Defensorias e Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege).


Em seguida, houve relato sobre a ação conjunta com a ANADEF sob o slogan "Fortalecer a Defensoria Pública interessa ao Brasil" que tem por objetivo mostrar a importância da Defensoria Pública dos Estados e da União. A partir do recorte da pandemia da COVID-19, as entidades mostrarão o trabalho essencial desempenhado pelas defensoras e defensores públicos estaduais e federais. A campanha ainda reforçará o enfrentamento à tramitação da reforma administrativa (PEC 32/2020) no Congresso Nacional e o consequente enfraquecimento do acesso à justiça e da prestação de serviços à população nesse contexto.


Outro ponto que foi destacado no encontro foi o lançamento II Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital do Brasil em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O estudo traz um panorama sobre o número atual de defensoras e defensores públicos, presença de comarcas, déficit da categoria e principais áreas de atuação. O segundo Mapa também analisará o avanço da Defensoria Pública desde a implementação da EC 80. No âmbito legislativo, a diretoria focou nas estratégias de enfrentamento à reforma administrativa que tramita em Comissão Especial na Câmara dos Deputados.


No âmbito jurídico houve debate sobre a ADI 6.732, protocolada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e que questiona o poder de requisição das Defensorias Públicas. Por fim, houve discussões sobre a pauta internacional, adequação da LGPDP e temas associativos locais.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Anadep.



Rua Odilardo Silva, 1039 - Laguinho - Macapá - AP
contato@adepap.com.br

Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com