Estudo Global sobre os Impactos da COVID-19 nos Sistemas de Justiça

A pandemia da COVID-19 tem impactado inúmeros setores da sociedade, gerando uma crise humanitária, social e econômica de grande repercussão global. Se já tínhamos desafios no que diz respeito ao acesso à justiça, com a perspectiva do trabalho remoto que surgiu com o isolamento social, já há a necessidade de se pensar na vulnerabilidade tecnológica, ocasionada pela exclusão digital de pessoas que não tem sequer o mínimo para sobreviver, muito menos acesso a esses meios.

Foi pensando nesses questionamentos e em avaliá-los no contexto do sistema de Justiça e de assistência jurídica, que os Defensores Públicos do Rio de Janeiro Cleber Alves, Diogo Esteves, Franklyn Roger e o Defensor Público de São Paulo Júlio Camargo lançam o estudo “Impactos do COVID-19 nos Sistemas de Justiça”.

A pesquisa envolveu a colheita de dados de 51 países em abril deste ano, para avaliar que medidas foram adotadas pelos diferentes sistemas judiciais e jurídico-assistenciais em todo o mundo. Dentre as conclusões a que chegaram os pesquisadores, foi constatada a flexibilização de direitos humanos sob o pretexto de abrandar os efeitos da epidemia, além de um avanço da utilização de tecnologias que não acompanha uma ampliação do acesso à justiça.

Para saber mais, acesse o site do “Global Access to Justice Project” e faça o donwload da pesquisa abaixo! #COVID-19 #DefensoriaSim

Donwload aqui!

1 Comment

  1. Peter disse:

    adepap.com.br is really good

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X